05 fevereiro 2010

Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva


Todos vocês sabem que a Manutenção Industrial é um mercado extremamente importante para aqueles que comercializam rolamentos. Em vendas, quanto mais você conhece o seu mercado consumidor, mais chance de sucesso você terá. Seguindo este raciocínio, que tal pesquisar e conhecer um pouco mais deste mercado tão importante para os nossos negócios? - Segue abaixo uma breve descrição de três tipos de manutenção utilizados na indústria:

Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é acionada quando é constatada alguma falha na máquina ou produtividade abaixo do esperado. É o tipo de manutenção que gera mais prejuízo para a empresa, já que é fruto de uma demanda não planejada. Além disso, quando se chega à manutenção corretiva, a probabilidade de que a máquina tenha sofrido sérias danificações é grande.

Manutenção Preventiva
É aquela que possui intervalos pré-determinados e que visa reduzir os riscos de baixa produtividade da máquina ou quebra da mesma. A manutenção preventiva envolve cuidados rotineiros incluindo lubrificação dos componentes e reposição de peças desgastadas. O seu uso é freqüente em máquinas e equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou operações contínuas.

Manutenção Preditiva
A Manutenção Preditiva é um conjunto de atividades que acompanham as variáveis indicativas do desempenho das máquinas. Isso é feito revisando a performance do passado para prever quando um componente específico irá falhar. Ela visa definir a necessidade ou não de intervenção e tem como resultado a maximização dos intervalos entre reparos por quebras (Manutenção Corretiva) e reparos programados (Manutenção Preventiva).

Pode ser que as informações acima não sejam novidades para você, mas é sempre válido reforçar os conceitos deste mercado tão importante. Deixo relatado neste artigo, de uma maneira bem simples e rápida, as principais diferenças entre a Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva.

3 comentários: