
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é acionada quando é constatada alguma falha na máquina ou produtividade abaixo do esperado. É o tipo de manutenção que gera mais prejuízo para a empresa, já que é fruto de uma demanda não planejada. Além disso, quando se chega à manutenção corretiva, a probabilidade de que a máquina tenha sofrido sérias danificações é grande.
Manutenção Preventiva
É aquela que possui intervalos pré-determinados e que visa reduzir os riscos de baixa produtividade da máquina ou quebra da mesma. A manutenção preventiva envolve cuidados rotineiros incluindo lubrificação dos componentes e reposição de peças desgastadas. O seu uso é freqüente em máquinas e equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou operações contínuas.
Manutenção Preditiva
A Manutenção Preditiva é um conjunto de atividades que acompanham as variáveis indicativas do desempenho das máquinas. Isso é feito revisando a performance do passado para prever quando um componente específico irá falhar. Ela visa definir a necessidade ou não de intervenção e tem como resultado a maximização dos intervalos entre reparos por quebras (Manutenção Corretiva) e reparos programados (Manutenção Preventiva).
Pode ser que as informações acima não sejam novidades para você, mas é sempre válido reforçar os conceitos deste mercado tão importante. Deixo relatado neste artigo, de uma maneira bem simples e rápida, as principais diferenças entre a Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva.
Gostei do post! Bons esclarecimentos.
ResponderExcluirMuito bom!!!!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluir