20 setembro 2016

5 dicas de marketing para revendas de rolamentos

Primeiro, vamos tirar da frente que marketing é só propaganda. Marketing é uma série de atividades que ajudam seu negócio a se manter competitivo e são mais que só "comunicar sua empresa".

Outro ponto importante é que atividades de marketing podem ser feitas mesmo que sua empresa não tenha um profissional da área (apesar de ser recomendado). Essas atividades se juntam à sua experiência, seu conhecimento sobre seus clientes e sua reputação para fortalecer sua empresa no mercado onde você compete.

Separamos 5 dicas importantes para quem quer começar a trabalhar o marketing de sua revenda ou quem quer melhorar o trabalho.


1. Pesquise!

No trabalho do dia-a-dia, temos contato com clientes, fornecedores, e indiretamente com concorrentes. Usamos todos esses contatos para adicionar à nossa experiência, que vai ajudar nas decisões que fazemos para nosso negócio. Porém, pesquisa envolve alguns passos a mais que podem te ajudar a aumentar a precisão dessas decisões.

Comece escrevendo em um papel o que você gostaria de saber dos seus clientes que vai te ajudar mais: quanto eles gastam em rolamentos todo mês, onde estão usando, se estão comprando de concorrente, o que é mais importante para eles na compra de rolamentos...

A lista de perguntas possíveis é grande, mas fique com 5 mais importantes para seu negócio e use esse "roteiro" na conversa com os clientes. Se possível, entre em contato com eles para buscar essas opiniões.


2. Conheça seus concorrentes

Quem atua na sua região? O que eles vendem? Que preço eles estão fazendo? O que eles fazem que você não faz (e nesse caso a vantagem é sua ou dele)?

Temos uma idéia geral dos concorrentes; mas, como na pesquisa com clientes, temos que colocar no papel. Faça uma ficha pra cada concorrente (usando as perguntas do parágrafo anterior ou suas próprias questões) e faça a avaliação deles em relação a você. Saber o que a empresa do lado está fazendo nos ajuda a tomar decisões melhores sobre a nossa.

3. Cuide bem do seu cadastro

Todos que entram na sua loja ou telefonam / enviam email para ela podem e devem ser cadastrados. Tente adicionar o máximo de informações possível sobre cada um desses contatos (sem tentar extrair informações muito privadas ou sem ocupar muito o tempo e paciência deles), e faça fichas para cada um, que sejam fáceis de pesquisar.

Com isso, você vai saber informações úteis como que rolamentos comprar em determinado mês, quem está há muito tempo sem comprar de você e precisa ser recuperado, e até mesmo informações pessoais que podem aproximar sua revenda dele (uma mensagem no dia do aniversário, por exemplo).

Mantenha esse cadastro sempre atualizado e use-o!

4. Acompanhe seu cliente depois da venda

Muitos clientes insatisfeitos com o produto que compraram não comunicam a empresa, apenas a trocam por outra. É um erro muito comum achar que a venda termina quando entregamos o produto e recebemos o pagamento, mas é o momento-chave de gerar confiança no cliente.

Agende um contato com seu cliente x dias depois da venda (varia de acordo com o que comprou e com qual propósito), e pergunte se está satisfeito com o produto, se o atendimento da revenda foi bom e o que mais você pode fazer por ele (se puder aproveitar para fazer a pesquisa do item 1 ou atualizar o cadastro do item 3, melhor ainda!).

Você vai se impressionar com a quantidade de clientes não com problema, mas dispostos a conversar sobre o produto que comprou ou sobre seu atendimento. Esse momento após a venda dá segurança ao cliente de que você vai apoiá-lo em qualquer momento, não só na hora de vender.


5. Oriente seu cliente com qualidade

Muitas revendas possuem balcão para a rua, outras muitas só atendem vendas por telefone / email. De qualquer maneira, uma empresa com equipe treinada, que sabe tirar as dúvidas dos clientes e apoiar a melhor compra, bem como um balcão abastecido de folhetos informativos de fabricantes, posters explicativos e outros materiais ajudam o cliente a se sentir seguro nas compras.

O cliente não gosta de uma empresa insegura, que não sabe muito bem o que está vendendo ou que não sabe orientar no momento da compra. Clientes compram principalmente de quem eles confiam, e essa confiança multiplica quando falamos com a autoridade de quem entende do riscado.


Gostou?

Essas são só 5 dicas, de várias outras que podem ser aplicadas em sua empresa com facilidade. Continue ligado aqui no nosso blog para novas dicas, e outros conteúdos relacionados a vendas de rolamentos.

Deixe um comentário aqui embaixo se quiser contar mais sobre sua experiência ou se tem alguma sugestão para a gente.

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